Pages

domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma família

Estou com muita vontade de falar sobre família, mais é melhor eu falar sobre isso quando eu tiver a minha própria, porém vou aqui colocar alguns conceitos que tenho e análises próprias, colocarei a minha observação, não sei se é o correto, mais o que estará aqui são as minhas opiniões, irei tentar colocar algumas situações e incluirei nelas o meu conceito, que não significa que está certo. Então vamos lá!


Uma família necessita de amor, carinho, alegria. Para mim uma família é muito importante, e momentos bons em família é uma coisa maravilhosa, porém isso necessita ser plantado e cultivado. Manter uma família unida não é fácil, mais creio que seja possível. Falar sobre família é um pouco complicado pois todos nós nascemos de um pai e de uma mãe, pensamos diferente, temos personalidades diferentes, porém o que deve reinar é somente uma verdade, uma família é uma benção, é um tesouro a ser cuidado.
Um dos primeiros lugares que o inimigo tenta atacar e destruir é a família, pois a família é delicada, é uma coisa frágil, porém ao mesmo tempo resistente. É na família que iniciam-se as primeiras bases para um ser humano, é junto com a família que aprendemos a falar, andar, etc. Toda família enfrenta os seus problemas, e não é fácil, um pai cuidar de um filho, assim como não é fácil um filho compreender os seus pais, sabemos que ambos se amam, mais não conseguimos vê-los em uma demonstração plena de amor, apesar de existir famílias que conseguem. Um pai uma vez me disse ao relatar a sua decepção com seus filhos “ se eu não amo nem a mim mesmo imagine os meus filhos”, esse pai ia levar uma patada de mim, pois ele se diz “Conhecedor da Palavra” e a palavra de Deus diz “ Ama o teu próximo como a ti mesmo” se tem que amar o próximo como a ti mesmo isso inclui a família obviamente, pois quem é que está presente em maior parte de sua vida, geralmente é a família. É claro que existem algumas exceções em famílias, que pais realmente não amam seus filhos, que filhos realmente não amam seus pais (que feio), que filhos não conheceram seus pais, filhos que foram maltratados ou até mesmo estuprados por seus pais, aqueles que mais deviam lhes amar e cuidar aqui na terra, recomendo um livro muito bom que li o nome é “O imensurável amor de Deus”, é muito bom esse livro e trata do amor de um pai que nos ama incondicionalmente, Deus; fala sobre filhos que não tiveram referencial de pais, e trata que Deus é quem mais os ama e estava vendo tudo o que lhes acontecia, lembre-se Deus é um Deus de justiça, ele sempre faz justiça para quem o ama e obedece, se você não vê Deus fazendo justiça aqui a seu favor, saiba que Ele fará lá no juízo, pois Deus não se esquece de nada. Esse pai também disse que os filhos dele não merecem o seu amor, mais o fato é que nós também não merecíamos o amor de Jesus porém ele morreu na cruz como prova de amor a nós que não somos merecedores, obrigada Jesus pelo seu amor. Amar é uma coisa sacrificial, um pai que ama geralmente se sacrifica por seus filhos, mesmo que eles não consigam o compreender. Uma coisa que geralmente gosto de dizer é que Deus criou a família e tudo o que Deus faz é bom, quando ele criou Eva a fez constituir família com Adão (Gênesis 2), na bíblia toda vemos relatos de famílias, como se constituíram, quantos filhos tiveram, etc; se isso não fosse importante jamais estariam relatos de famílias na bíblia, para mim a família é uma instituição muito importante e é aonde mais vemos o inimigo atacar.
Eu estava procurando a minha bíblia para verificar se realmente a passagem bíblica que eu iria colocar era Gênesis 2, como não achei nenhuma das minhas 2 bíblias (para o meu desespero), peguei a bíblia de estudos das profecias, que é do meu pai, e lá achei algo muito interessante que colocarei aqui para vocês, que é como os homens serão (2 Timóteo3.1-4), lá à alguns relatos que achei interessantes que são coisas que realmente vemos muito hoje em dia nas famílias, que são:
-Desobediência aos pais.                           
-Desafeiçoados: sem o carinho familiar, não terão amor por suas famílias.
-Implacáveis: irreconciliáveis.
Entre outros...
Ainda mais, acabei achando um esquema da família com referencias bíblicas:
O início da família: Gn 2.18-25
Três requisitos para um lar cristão: Dt 6.4-9
O papel da esposa: 1Pe 3.1-6
O papel do marido: Cl 3.19
O papel dos filhos: Pv 1.8
O papel dos pais: Ef 6.4
Receita para a criação dos filhos: Pv 22.6
Espero que leiam essas referências bíblicas...Achei uma coisa linda...”A família ilustra a unidade de Deus (Gn 2.24; Dt6.4), exatamente o que eu penso.
Lembram-se daquele pai, ele também disse uma coisa que contradiz um pouco a sua frase anterior que foi “Se eu não amasse os meus filhos eu não me preocuparia com eles”, esse pai estava desesperado, pois avisava os seus filhos do que era certo e eles iam e faziam errado, ele no dia anterior passou por um momento de desespero em sua casa, pois um de seus filhos ligou para a sua casa lhe informando que havia sido roubado e não deixou o endereço nem nada de onde estava, ele e sua esposa se desesperaram pensado que havia acontecido algo de pior com o seu filho, porém na manhã seguinte descobriram que o seu filho havia se embriagado, creio que o desespero e a preocupação resultou em um castigo ao filho, porém os filhos muitas das vezes não entendem o castigo quando lhes é feito ao fazer algo de errado, os filhos muitas vezes não entendem a preocupação dos pais, não percebem que o castigo é uma forma de aviso de “Não faça mais isso meu filho, pois eu não quero te perder” um verdadeiro pai e mãe sofrem por um filho, amam o filho, porém quando o filho os decepciona eles castigam, eles tentam com palmadas dizer “não quero te perder”. Porém no meio disso tudo ainda à a forma em que o filho pensa disso tudo, muitas das vezes os filhos são levados a fazer o que é errado por influências, ou por rancor em relação aos pais, muitos filhos sabem o que são presentes de seus pais, sabem o que é tentar ser comprado com objetos, mais nunca ouviram um sequer “eu te amo” de seus pais, muitos pais dizem “ eu não preciso dizer que o amo, pois eu crio eles, me preocupo”, porém usam o “CRIAR” como uma obrigação e não um privilégio vos dado, usam como se por terem os colocado no mundo tem a obrigação de lhes prover comida, alimento, casa para morar, cuidam de seus filhos como se eles só houvessem nascido por um erro e não podem mais voltar atrás, infelizmente existem pais que olham para seus filhos como a desgraça da sua vida, eu sinceramente acho isso horrível.
Existem muitos pais que tiveram seus filhos enquanto ainda não tinham maturidade alguma, nem uma vida estruturada para tal, muitas famílias são constituídas assim, sem nenhuma estrutura, e geralmente esses lares vivem em constante conflito, grito de guerra, etc.
Gostaria de deixar que aqui estão alguns dos meus pontos  de vista,  e acredito que com o tempo alguns dos meus pontos de vista podem mudar, não dou a razão para mim, não digo que estou correta ao todo, porque isso eu não sei, pois tenho muito o que aprender com o passar do tempo, além do mais não passo de uma garotinha.
Uma coisa que um pai me disse que me aterrorizou foi “É melhor criar porcos que você pode matar e depois comer, do que filhos”, que horror, os filhos são galardão do Senhor, são a enrança do Senhor, são vidas a ser cuidadas, não simplesmente animais, ou objetos quaisquer, acredito que os pais também serão cobrados pelos seus filhos pois esses foram vidas colocadas as suas mãos para serem cuidados desde pequenos, “Ensina o teu filho no caminho que ele deve andar” é o que diz lá em provérbios, porém também diz “Estenda a vara para o teu filho”, sim se o seu filho precisar ser corrigido o corrija, para que ele ande no caminho certo, porém antes de o corrigir com palmadas, corrija-o com conselhos, ensinando (a palavra), para que a correção com palmadas não seja necessária, mais se for não hesite, faça o que é correto, existem pais que choram muito depois de darem palmadas em seus filhos, choram até mais que os próprios filhos, pois não queriam chegar a tal, mais foi necessário. Existem muitos pais cristãos que usam o proverbio que fala sobre correção para baterem em seus filhos até sem motivo, por coisas desnecessárias, ano passado vimos na TV um relato de pais cristãos que mataram seus filhos com pancadas, pode bater sim diz lá em provérbio mais que não o mate, que não mate os filhos com palmadas. A enrança do Senhor são os filhos, se somos filhos cuidemos de nossos filhos como Deus; fazendo da maneira correta, ame o seu filho, cuide do seu filho, demonstre o seu amor para com seu filho, busque uma amizade profunda com o presente que Deus te deu.
Gostaria de ressaltar que o que foi escrito aqui, foi por uma garota de 16 anos, então continuo a afirmar que deve haver erros, se houver conceitos de minha parte        que estejam muito errados gostaria que me corrigissem e deixassem sua opinião, não busco entrar em contenda com ninguém. Eu escrevi isso sem separar tópicos e creio que ficaria muito melhor ter falado de uma coisa por vez.
Muito obrigada por ter lido, e se quiser complementar ou me corrigir será uma honra (acredito que poderia ter feito muito melhor, talvez eu faça um post melhor do que esse algum dia). Até a próxima!
OBS: Se você quiser deixar alguma critica envie para o meu e-mail : ryanepamela@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário